Esse fim de semana resolvemos dar uma fugidinha da cidade grande e pegar 1 horinha de trem para ir até OXFORD.. Como eu disse aqui, já havíamos tentado ir na semana anterior, mas não tinha dado certo.. mas, dessa vez, conseguimos!!!
Eu estava super ansiosa para andar de trem e ver as paisagens do "interior" daqui.. rs.. Para chegar lá, primeiro tivemos que pegar o metrô até um dos terminais de trens aqui de Londres - no caso, fomos por Paddington - e de lá, pegamos o tão aguardado trem para Oxford..
Eu estava super ansiosa para andar de trem e ver as paisagens do "interior" daqui.. rs.. Para chegar lá, primeiro tivemos que pegar o metrô até um dos terminais de trens aqui de Londres - no caso, fomos por Paddington - e de lá, pegamos o tão aguardado trem para Oxford..
Para começar com minhas observações, - e sem medo de parecer brega - confesso que já achei a estação de trem um glamour.. tem de tudo lá! Achei BEM mais aconchegante que um aeroporto... cheio de cafés, lojinhas, cheio de pessoas andando pra lá e pra cá, livrarias.. mas, num luxo só! Até brinquei falando que iria tirar um dia para passar lá e conhecer a estação a fundo.. rs
Obs. Tem um famoso personagem de literatura infantil por aqui, que é um ursinho chamado Paddington (http://www.paddingtonbear.com/), cujo nome foi inspirado no terminal de trem, já que nos livros de Michael Bond, o ursinho é encontrado na estação depois de ter vindo do "deepest, darkest Peru" com um bilhete no seu casaco dizendo "please look after this bear, thank you". Eu disse tudo isso porque, para homenagear o famoso ursinho, na estação tem uma estátua fofíssima do bichinho e na área principal uma loja de souveniers do mesmo.. ;) Então, quem passar por lá e ver um ursinho no meio da estação, já sabe do que se trata...
Enfim, eis que entramos no trem e começa a nossa jornada.. a viagem realmente é muito bonita.. aquela paisagem básica daqui de grandes campos verdes, casinhas de campo e as árvores com as folhas e, tom alaranjado caídas no chão e galhos quase secos.. não me canso de olhar pra essa paisagem.. é lindo DE-MA-IS! Além disso, ainda consegui ver uma criação de ovelhas pra me deixar mais encantada ainda.. =)
Chegando lá, quase tive um choque térmico.. o dia estava bonito, ensolarado.. aí eu saí toda fresquinha (menos agasalhada do que de costume) e, quando chego lá, estava a temperatura mais fria que pegamos até agora.. meio desagradável no começo, já que o must de lá é passear pelas ruas.. mas depois até que acostumei um pouco! Para quem não sabe, Oxford é uma cidadezinha do condado de Oxfordshire, mundialmente famosa pela Universidade de Oxford, que é a mais antiga das universidades de língua inglesa e uma das dez melhores universidades do mundo.. tem uma credencial e tanto o lugar né?!
Ocorre que não adianta chegar lá procurando o campus da Universidade de Oxford que, na verdade, não existe, sendo ela composta por vááários "colégios" espalhados pela cidade, como o New College, Christchurch, St. Johns, etc. Dentre seus famosos alunos, encontram-se Bill Clinton, Tony Blair, Lewis Carroll e Oscar Wilde.. [preciso dar os devidos créditos a Wikipedia aqui... rs]
Enfim, a cidade é TODA recheada de história em seus prédios antigos.. Quando saímos da estação de trem, já nos é oferecido um tour de ônibus pela cidade, mas como tínhamos um dia inteirinho a nossa frente, preferimos ir andando mesmo, para apreciar tudo com mais calma.. da estação pro centro da cidade, são apenas 10 minutinhos! Em nosso roteiro, passamos pela Carfax Tour (onde é possível subir seus 99 degraus e ter uma visão panorâmica da cidade.. maaas, não subimos!), pelo Museum of Oxford e pelo pelo Alice's Shop (http://www.aliceinwonderlandshop.co.uk/), que é uma coisa charmosíssima - se trata da loja oficial da Alice no país das maravilhas, considerando que Lewis Carroll, seu criador, estudou e lecionou na Christ´s Church logo em frente a lojinha e que a loja é exatamente igual à loja descrita nas aventuras de Alice, há mais de 140 anos...
Carfax Tower |
Alice's Shop |
Dali, entramos nos jardins do Christ Church College (é um verdadeiro castelo), que é uma das coisas mais lindas que já vi na minha vida até hoje.. a construção é riquíssima, antiquissíma e a paisagem é de tirar o fôlego.. Para vocês terem noção, ele foi nada menos do que o cenário para filmagens do filme Harry Potter.. Dá para atravessar os jardins dele e vê-lo de diversos angulos, cada um mais bonito que o outro.
Andamos, andamos e andamos MAIS.. por lugares muito bonitos e fomos parar na Radcliffe Camera, uma enorme e linda biblioteca, que tem um formato circular. Como eu li por aí - e concordo em gênero, número e grau - uma caminhada em Oxford é quase como um passeio pelos séculos 18 ou 19 e justamente aí está seu encanto.. a conjugação do conhecimento avançadíssimo, com a arquitetura praticamente imutável..
Radcliffe Camera |
Dali, voltamos pra rua central da cidade, que por mais contrastante que possa parecer com o objetivo histórico da visita, é cheio, mas cheio meeesmo de lojas.. tem um excelente comércio. O passeio pela cidade foi rápido, em mais ou menos 4 hs, andamos por tudo.. quando não deu mais para segurar o frio, sentamos no Pizza Express (http://www.pizzaexpress.com/), que é um restaurante que tem em todas as esquinas de Londres e já fazia tempo que estávamos com vontade de ir.. é delicioso mesmo e valeu a espera! Recomendo fortemente a cheesecake.. água na boca só de me lembrar! ;)
Depois disso, hora de voltar pra casa.. pegamos o trem, absolutamente exaustos e chegamos em casa por volta de 9 hs da noite!
Sisi...nem acredito que sobrevivemos ao frio!!!!
ResponderExcluirSe prepara que a proxima voltinha de trem vai demorar bem mais!
;)
Sara, muito bom visitar Oxford pela sua lente,
ResponderExcluirmuito lindo!!!!!!
sarinha q lindooo q é oxford...parece filme!!e a lojinha da alice...fofaaa demais =**
ResponderExcluirOi, Sarita.
ResponderExcluirEntrei para o mundo virtual. Pertubei muito a sua mãe, mas consegui. Imagine como está a minha cabeça depois de ver essas fotos? Como sempre, VIAJANDO muito. Pode ser até para minha terra natal. A finalidade é sair daqui.....um pouquinho. Como: um fim de semana esticado. Agora estou viajando com você...Londres. Amsterdam. Qual a nossa próxima parada. Beijos mil. Tia Janet.