segunda-feira, 18 de outubro de 2010

The Doors na veia...

Esse mês eu assisti ao premiado documentário When you're Strange: A Film About The Doors. Narrado por nada menos do que Johnny Depp, foi exibido nos festivais de Berlim e Sundance em 2009, dentre inúmeros outros.


Ok, eu imagino que todo mundo saiba de quem estou falando... Maaas, só pra constar: The Doors foi uma banda de rock californiana, formada em 1965, e composta pelo polêmico Jim Morrison, por Ray Manzarek, Robby Krieger e john Densmore, que lançou hits como "light my fire", "people are strange" - dentre outros - que, aliados à personalidade e escândalos protagonizados por Jim Morrison, contribuíram de forma decisiva para a explosão do grupo musical na mídia. A história acabou de forma trágica, com a morte de Jim Morrison em 1971, com apenas 27 anos, cercada por circunstâncias obscuras. Mas, a banda permanece viva até hoje no coração de seus fãs e na eternalização de suas músicas e de sua história.

O documentário foi dirigido por Tom DiCillo  e seu título se baseia no verso de uma das canções mais famosas da banda (“People are Strange"). O grande barato do filme é que ele é todo composto de imagens de arquivo do The Doors, com depoimentos dos integrantes da banda, mesclados com trechos de apresentações ao vivo e, além disso, alterna imagens da trajetória da banda e dos acontecimentos sociais e políticos que caracterizaram o fim dos anos 60 e início dos 70. Aliás, após ter visto o documentário, PRECISO indicar: quem não viu ainda, tem que assistir também o filme "The Doors" de Oliver Stone (1990), em que Val Kilmer interpreta com perfeição o lendário Jim Morrison.. Nesse documentário, eu fiquei até na dúvida se é o Val Kilmer que interpreta o Jim Morrison ou se é o Jim Morrison que interpreta o Val Kilmer.. rsrsrs. Brincadeiras à parte, vale a pena ver os dois, pois eles se complementam!

Enfim, a banda foi um sucesso, Jim Morrison foi - e ainda é - um mito e, apesar de intenso em excesso, completamente inconsequente e com uma personalidade bem forte (quase impossível de se lidar), era um cara extremamente inteligente e talentoso, e o documentário registra isso MUITO bem! Pode-se dizer que o filme é quase que uma poesia... Para quem gosta de filmes do gênero ou é fã da banda, está mais do que indicado! ;)

Segue o TRAILER:


Site oficial do filme: http://whenyourestrangemovie.com/

Para finalizar, vou transcrever o trecho de uma entrevista do produtor Dick Wolf que achei bastante interessante: “They say if you remember the ‘60s you weren’t there,” ... “I can state definitively that one of the things I do remember is buying THE DOORS first album the day it came out and then listening to it about ten or twelve times in a row.  Both sides.  Every song.  I’ve been a fan ever since.  This movie is the story of the band but it is also an insight into a moment in time that will never be repeated.”

Come on baby light my fire...

Um comentário:

  1. Sensacional!!!!!!!
    Um passeio pelos anos 60 e 70, na companhia desse maluco beleza...

    ResponderExcluir